segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

O município de Cerro Corá recebeu nesta segunda-feira(08) uma equipe do Programa Nacional de Universalização do Acesso e uso da Água - "ÁGUA PARA TODOS"

Foto DJ Aildo
O município de Cerro Corá recebeu nesta segunda-feira(08) uma equipe do Programa Nacional de Universalização do Acesso e uso da Água - "ÁGUA PARA TODOS" as assistentes sociais Kelly (RAI) e Irimar Quirino(Semarh) e o biólogo Daniel(RAI) se reuniram na câmara municipal com o prefeito Raimundo Marcelino, Novinho, Everaldo Araujo - presidente da câmara e ainda os vereadores Aldo Maciel e a vereadora Graça juntamente com representantes das secretarias de agricultura e assistência social e também representantes de associações comunitárias rurais e sindicatos.
Na oportunidade foi feito a apresentação do programara:
O Programa Água para Todos, que integra o Plano Brasil Sem Miséria, foi concebido pelo Governo Federal a partir da necessidade de se universalizar o acesso e uso de água para populações carentes, residentes em comunidades rurais não atendidas por este serviço público essencial, atendidas por sistemas de abastecimento deficitários ou, ainda, que recebam abastecimento difuso.
O programa tem como objetivo garantir o amplo acesso à água para as populações rurais dispersas e em situação de extrema pobreza, seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais, possibilitando a geração de excedentes comercializáveis para a ampliação da renda familiar dos produtores rurais.
O fornecimento de água de qualidade para o público beneficiado, seja para o consumo humano, seja para atividades produtivas, inclusive criação de animais, é realizado através da  instalação dos seguintes equipamentos:
a) cisternas de consumo;
b) cisternas de produção;
c) sistemas coletivos de abastecimento de água;
d) kits de irrigação; 
e) pequenas barragens.
A intenção era que até 2014 fossem construídas 750 mil cisternas para o programa, sendo de competência do Ministério da Integração, 300 mil cisternas de consumo e 6 mil sistemas coletivos de abastecimento para o consumo humano. Em relação à produção agrícola e pecuária, serão implantadas 20 mil cisternas de produção, 20 mil pequenos sistemas de irrigação e 3 mil barragens de água pluvial. Fato esse bem longe da realidade atual.
Gestão do Programa
O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, é responsável pela coordenação do comitê gestor do programa do qual fazem parte os seguintes órgãos:
  • Ministério da Integração Nacional (MI);
  • Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf);
  • Ministério do Desenvolvimento Social (MDS);
  • Ministério do Meio Ambiente (MMA);
  • Ministério das Cidades (MCidades);
  • Ministério da Saúde/Funasa;
  • Fundação Banco do Brasil;
  • Agência Nacional de Águas;
 No estado do Rio Grande do Norte, o Programa água para Todos, vindo a contemplar um total de 50 municípios divididos em 4 lotes.
Na previsão a primeira etapa contemplará um total de 17 municípios sendo eles: Bodó, Cerro Corá,Equador,Ipueira,Jardim de Piranhas,Jucurutu, Lagoa Nova,Santana do Matos, Santana do Seridó,São Fernando, São Vicente, Serra Negra do Norte, Parelhas, Tenente Laurentino,Rui Barbosa, São Tomé e Sitio Novo.
Neste encontro em Cerro Corá foi escolhido e formado o Comitê Gestor, que já escolheu as três comunidades que possivelmente serão contempladas com perfuração de poços; Serra da Rajada,Poços dos Cavalos e Condessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário